Você sabia que homens também podem tomar a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV é eficaz e segura tanto para mulheres como para homens e pode evitar muitas doenças

Victorya Nascimento Batista*

Sob supervisão de Filipe Vasconcelos

23 de setembro de 2020

Saiba porque tomar a vacina contra HPV e os benefícios para homens e mulheres.

Além do câncer de colo de útero em mulheres, o HPV também atinge homens de várias faixas etárias e pode causar câncer de pênis, câncer de faringe e câncer do ânus em ambos.

Mas o que é HPV?

Papilomavírus Humano – HPV, é um tipo de infecção genital persistente que pode, em alguns casos, evoluir para o câncer – conhecido como câncer do colo do útero ou câncer cervical. O HPV é uma doença sexualmente transmissível, conhecida pelo nome popular “crista de galo”, devido a formação de verrugas na mucosa urogenital.

 

Por isso, as mulheres são mais prejudicadas por essa infecção, pois dependendo da forma como são causadas as manifestações, as lesões podem ser as grandes precursoras do câncer cervical. Porém, essas lesões também podem ser detectadas facilmente, através de exames preventivos, como o Papanicolau feito no consultório ginecológico.

 

Em dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de mulheres infectadas pelo vírus do HPV é de cerca 291 milhões no mundo todo. Cerca de 32%, estão infectadas pela forma de vírus que causa 70% dos casos de câncer cervical.

Para os homens e mulheres

Existem diversos tipos de HPV e muitos deles podem afetar os genitais e o ânus. Por isso, a vacina é indicada principalmente para meninas e meninos, pois estes ainda não iniciaram a vida sexual, não sendo expostos aos tipos de vírus que estão presentes nas vacinas, oferecendo uma ação protetora muito maior.

 

A vacina contra HPV é direcionada para meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos, sendo oferecida gratuitamente pelo SUS. Para pessoas que vivem com HIV a faixa etária é maior, sendo de 9 a 26 anos. Porém, estes precisam apresentar uma prescrição médica para tomar a vacina. A vacina é aplicada em 3 doses, sendo a segunda dose após dois meses e a terceira após seis meses.