Segurança Cibernética: saiba como se proteger no home office

A segurança cibernética se tornou uma grande preocupação para as empresas, já que o home office se tornou uma opção mais viável por conta da pandemia.

Victorya Nascimento Batista*

Sob supervisão de Filipe Vasconcelos

31 de agosto de 2020

Aprenda a manter seus dados protegidos durante o home office.

Sabemos que em tempos de pandemia a segurança do lar é bem-vinda, porém essa não é a realidade da maior parte dos profissionais. Aqueles que podem contar com essa ”ajudinha” também estão sujeitos a enfrentar outros problemas, como a falta de segurança cibernética dentro de casa.

 

Diferente dos escritórios, a segurança cibernética em casa é totalmente não é tão segura. Contamos apenas com nosso antivírus para nos ajudar e isso nem sempre pode ser o suficiente, principalmente quando falamos de arquivos confidenciais e talvez, dessa forma, muitas coisas estejam correndo risco.

Contudo, listamos algumas dicas importantes para você proteger informações importantes da sua empresa:

Wifi – redes domésticas não dispõe da mesma segurança de redes corporativas. O ideal é trocar senhas fracas ou já muito antigas por senhas novas e fortes. Variações de senhas com letras e números e até mesmo com frases mais longas são ideais para manter sua rede e serviços online seguros.

 

Antivírus – Mesmo que não possa ser comparado a segurança das redes empresariais, ter um bom antivírus ajuda muito a manter a segurança dos seus dados. Alguns antivírus disponíveis no mercado são gratuitos e muito eficientes.

 

Atualizações – manter seus dispositivos atualizados é uma regra básica para a segurança dos seus dispositivos. Computadores, laptops e até mesmo smartphones devem estar sempre atualizados para garantir que as vulnerabilidades existentes sejam corrigidas pelos fabricantes.

 

VPN – A Rede Privada Virtual (VPN) protege suas informações estabelecendo conexões mais seguras e criptografadas em todos os seus dispositivos, até mesmo em redes públicas de acesso Wi-Fi. Outra dica, não use VPNs grátis. Se possível, dê preferência as VPNs específicas para servidores corporativos, pois elas oferecem mais garantia e segurança, principalmente na privacidade dos dados.