Manual do coworking: sobrevivendo sem perder o foco

Dicas de onde encontrar os melhores coworkings e como utilizar esses espaços para ser mais produtivo, sem importunar ninguém.

Victorya Nascimento Batista*

Sob supervisão de Filipe Vasconcelos

23 de setembro de 2020

Como utilizar os espaços de coworking e ser mais produtivo.

Quando pensamos na ideia de trabalhar em um coworking, logo nos vem à cabeça um espaço onde os hipsters se encontram para criar suas startups e tomar café. Mas a verdade é que, coworkings podem ser uma “mão na roda” para quem está começando um novo negócio ou projeto.

 

Agora, pense em toda a dificuldade de começar um projeto, junte isso a necessidade de lidar com as burocracias para alugar espaços, cuidar das contas e todo o resto que é necessário para criar um espaço ideal, para enfim entrar de cabeça no processo criativo do projeto – cansou só de pensar, não é mesmo?

 

Porém, um coworking pode ser mais do que um espaço para trabalho. É um ambiente onde é possível trocar experiências, com profissionais de diversas áreas e que pode te ajudar a montar uma rede de contatos – o famoso networking – que vão auxiliar no impulsionamento do seu negócio. – Ou seja, já deu para entender que os coworkings podem facilitar muito o seu dia a dia no trabalho.

 

Mas diante de toda essa facilidade, temos que estar atentos às possíveis distrações que o ambiente pode causar, afinal ver pessoas novas e trocar ideias também podem fazer você dispersar do seu foco ou pior, atrapalhar quem está apenas querendo focar no trabalho.

 

Por isso, separamos algumas dicas de como sobreviver ao coworking sem incomodar ninguém e de quebra dar um “up!” na produtividade.

Confira a seguir algumas dicas para você trabalhar em harmonia com o espaço:

1. Barulho: Trabalhar ouvindo música é ótimo, mas ninguém é obrigado a ouvir o mesmo que você. Se quiser ouvir música enquanto trabalha, se precisa fazer edições, ver vídeos ou qualquer outra coisa, lembre-se de usar sempre os fones de ouvido. A mesma coisa vale para o uso do celular, se precisar falar com alguém, fique atento ao barulho, ninguém precisa saber sobre a sua conversa e você deve ter consciência de que pode atrapalhar outras pessoas que utilizam o mesmo espaço que você.


2. Reuniões: Dentro dos coworkings há espaços específicos para realizar reuniões e você sempre pode agendar o espaço previamente. Por isso, nada de ficar atrapalhando as equipes, que também utilizam o espaço, durante suas reuniões com clientes e parceiros.


3. Espaços comuns: Organizar a bagunça antes de sair é o mínimo. Lembre-se de os espaços que você utiliza também será usado por outras pessoas. Na cozinha não é diferente; organize tudo e deixe como encontrou.


4. Fique atento ao horário: não espere que alguém venha te avisar a hora de sair, fique atento aos horários combinados.


Confira abaixo os melhores coworkings da região de Vila Nova Conceição:

D.O.A. Empório

Onde: R. João Cachoeira, 1617 – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP, 04535-015

De seg a sex das 10h às 20h. Telefone: (11) 94835-3601 – https://www.doaemporiocafe.com.br

The Corner Coworking

Onde: Rua Afonso Braz 343, R. Diogo Jacome, 468 – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP, 04511-011

De seg a sáb das 7h às 22h. Telefone: (11) 99888-5718 – https://www.thecorner.com.br

On Offices

Onde: R. Afonso Braz, 473 – 9o andar – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP, 04511-011

De seg a sex das 9h às 18h. Telefone: (11) 2500-5999 –  https://onoffices.com.br

Small Talk Café

Onde: Rua Comendador Miguel Calfat, 128 Cobertura – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP, 04537-080

De seg a sex das 9h às 19h. Telefone:  (11) 3842-1240 – https://smalltalkcafe.com.br