Filhos e quarentena: por que é importante o tempo entre as brincadeiras e o trabalho?

Organizar tempo para se dividir entre o trabalho e os filhos parece cada vez mais difícil, mas lembre-se de que esse é um momento importante para conexão entre a família

Victorya Nascimento Batista*

Sob supervisão de Filipe Vasconcelos

25 de setembro de 2020

Trabalhar com os filhos correndo dentro de casa pode ser bem difícil, afinal qual pai ou mãe que durante o home office não foi interrompido para ouvir sobre um acontecimento engraçado ou teve a reunião interrompida por um choro repentino? Mas o que precisamos entender é que as crianças estão passando por um momento difícil e complicado também. Assim como nós gastamos nossa energia no trabalho, elas precisam gastar a energia acumulada dentro de casa.

 

Com a situação que estamos vivendo, é compreensível que as crianças estejam mais agitadas e barulhentas. – Vai dizer que não? Mas acredite, esse também é um momento que pode ser usado para se reconectar com os filhos.

 

Muito se fala sobre a qualidade de vida no home office, mas pouco sobre a qualidade de vida das crianças, com as aulas a distância e os estudos cada vez mais reforçados para compensar o tempo fora de sala de aula. Por isso, é essencial tirar um tempo tanto para você, quanto para os seus filhos.

 

Criar algumas atividades em família pode trazer, além da alegria de estar junto, novas perspectivas para esse momento. Afinal, lidar com os infortúnios é mais fácil quando não se está só, não é mesmo?

 

Bom, agora que você já entendeu que a quarentena é tão difícil para os pequenos quanto para você, que tal organizar momentos para se dedicar apenas ao lazer em família?

Filmes para a família

Assistir a filmes e séries não precisa ser só a sua atividade de descanso de um dia cheio, tente aproveitar esse momento para curtir com as crianças aqueles filmes infantis que até esquecemos ou nunca demos uma chance, aproveite para mostrar algumas animações clássicas que fizeram parte da sua infância – alô, Studio Ghibli?!

Contar histórias

Uma outra atividade muito boa é ler com as crianças ou até mesmo inventar histórias. Você incentiva o gosto pela leitura, fazendo dela algo divertido e não apenas uma obrigação escolar, tudo isso ao mesmo tempo em que se diverte com histórias.

Brincadeiras ao ar livre

Brincar dentro de casa nem sempre é o suficiente, assim como nós, as crianças sentem falta do dia a dia do lado de fora, aproveite esse momento para passeios curtos, com todas as medidas de segurança e de preferência a praças públicas e em horários de pouco movimento. – Quer uma dica de onde ir?

Liliana Zenaro Interiores

A praça conta com playground para as crianças se divertirem e local ótimo para caminhada, todo arborizado.

Onde: Rua Brás Cardoso, 340 – Moema, São Paulo – SP

Parque do Ibirapuera

Com certeza você já ouviu falar do parque mais famoso da cidade! Se você ainda não levou seus filhos, está mais do que na hora e se já levou, continue fazendo disso algo recorrente. – Faz muito bem as crianças todo aquele espaço!

Onde: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP