No dicionário, mente significa: “parte incorpórea, inteligente ou sensível do ser humano; espírito, pensamento, entendimento”.
Pegando essa simples definição, podemos conversar sobre muitas coisas. Uma delas é: a mente não é algo físico, ou seja, é algo a ser considerado no nível energético e sensitivo. Outro fator importante é em relação ao pensamento, uma característica da mente que também não é física, sendo nossa principal ferramenta para o entendimento do relacionamento entre mente e corpo.
Antes de relacionarmos esses assuntos, podemos olhar para o corpo também a partir do dicionário, que traz a definição de corpo como “uma estrutura física de um organismo vivo”. Isso precisa ser entendido com muita sinceridade e clareza, pois o corpo é “uma estrutura de algo vivo”, que em outras palavras significa a manifestação da vida ou uma expressão da mente.
Acho que agora que entendemos isso, podemos começar a bater nosso papo, né?
Sabe quando você liga pra alguém e a pessoa fala só um “alô”, mas com uma sensação pesada e você sabe que ela está irritada com algo? Ou quando alguém está com a “cara fechada” e você também sabe que ela não está confortável com algo sem ter que dizer nada?
Isso só acontece, porque o corpo expressa o que a mente está pensando e sentindo. É nesse ponto que encontramos o relacionamento entre a mente e o corpo e passamos a entender quem vem primeiro em relação ao cuidado.
Vou agir diretamente no meu corpo ou vou cuidar da minha mente, para entender o que tenho pensado e sentido, que me levam a expressar o que tenho pensado com meu corpo?
Talvez agora tenha ficado claro o “porquê” da dificuldade de mudarmos hábitos, de iniciarmos uma rotina de treino, uma dieta ou de nos adaptarmos a um novo ambiente de trabalho.