Cinema em casa: festivais de cinema com mostras online

Por conta da pandemia, mostras de cinema do mundo todo adotaram o formato online, o que trouxe mais acessibilidade para o público.

Victorya Nascimento Batista*

Sob supervisão de Filipe Vasconcelos

2 de setembro de 2020

Assim como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, outras mostras de cinema  têm adotado a modalidade online e embora isso possa parecer estranho para quem está acostumado a frequentar esses eventos, acabou se transformando em uma oportunidade para tornar esses filmes mais acessíveis.

 

Veja abaixo os festivais de cinema que já estão acontecendo e os próximos:

Mostra Mundo Árabe de Cinema

Como forma de valorizar a diversidade do cinema árabe, a mostra Mundo Árabe de Cinema reúne filmes inéditos e outras produções exibidas em edições anteriores.

 

Quando:

28 de agosto a 13 de setembro – site do evento

31 de agosto a 27 de setembro – sesc digital

 

Gratuito.

44º Mostra internacional de Cinema de São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é um festival cinematográfico que ocorre todos os anos na cidade de São Paulo. De acordo com publicação feita na página do evento no Facebook, os títulos selecionados para a edição devem ser exibidos em uma plataforma de streaming exclusiva, da empresa Festival Scope/Shift72, que também é responsável também pelos festivais de Toronto e Tribeca.

A Mostra também terá exibições gratuitas na plataforma CineSesc e Spcine, junto a projeções no drive-in Belas Artes.

 

Quando:

22 de outubro a 4 de novembro – site do evento

 

R$ 6.

1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual - #CulturaEmCasa

Programação será exibida diariamente pela plataforma de streaming gratuita #CulturaEmCasa com sessões às 19h e às 22h. Lançada pelo Governo do Estado em 20 de abril, a plataforma de streaming #CulturaEmCasa tem o objetivo de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais e artísticos produzidos por instituições vinculadas à Secretaria de Cultura, juntamente a  artistas e produtores independentes de São Paulo.

 

Quando:

1 a 30 de setembro – site do evento

 

Gratuito.

Uma questão de acessibilidade

Mesmo que a pandemia passe e o isolamento finalmente acabe, os festivais online devem perdurar de agora em diante, tornando essa arte mais acessível a públicos que nunca tiveram a oportunidade de ver uma mostra ou que precisavam mover mundos e fundos para isso.